Bolsas da Europa fecham a maioria em queda, com investidores no aguardo de decisões de BCs

0
2

As bolsas da Europa fecharam em sua maioria em queda nesta sexta-feira, 9, com investidores no aguardo das próximas decisões monetárias do Fed e do BCE

Os mercados acionários da Europa fecharam em sua maioria em queda nesta sexta-feira, 9, com investidores cautelosos no aguardo das próximas decisões monetárias do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE) na semana que vem.

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,49% a 7,562,36 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em queda de 0,25%, a 15.950,02 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,16%, a 7.210,30 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em baixa de 0,38%, a 27.170,27 pontos Já em Madri, o índice Ibex 35 recuou 0,31%, a 9.309,70 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,23%, a 5.967,61. As cotações são preliminares.

Na visão da CMC Markets, foi mais um dia “tranquilo” para os mercados europeus, mas sem direcionamentos claros para investidores. A análise chama atenção para as decisões monetárias do BCE, do Fed e do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) da semana que vem “em um momento em que o crescimento está fraco ou desacelerando e os preços permanecem rígidos”.

Olhando para a decisão do BCE, o TD Securities aponta que não há dúvidas de que o BC europeu irá elevar as taxas em 25 pontos-base (pb) na semana que vem. “Embora a maioria dos membros do Conselho do BCE pareça concordar que uma taxa terminal de 3,75% é o mínimo para este ciclo de aperto, é provável que a orientação futura permaneça sem compromisso”.

Entre as empresas em destaque, a Croda International fechou em queda de mais de 12% em Londres, após a companhia de especialidades químicas emitir comunicado indicando que espera que o lucro antes dos impostos de 2023 caia no ano, pois registrou volumes de vendas menores no ano até 31 de maio.

Já a CMC Markets destaca para a alta das empresas de energia Serica Energy (alta mais de 3%) e Harbour Energy (alta de cerca de 2%), na esteira do anúncio do governo do Reino Unido sobre a continuidade de imposto sobre lucros de energia até 2028, mas com mecanismo de investimento caso os preços diminuíssem no período.

Estadão conteúdo


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here