conheça a importância dessa data

0
10

[ad_1]

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

O esporte é uma das maiores manifestações culturais desde a antiguidade. Seja no momento de lazer com os amigos, assistindo pela TV, nas competições que acompanhamos na cidade ou até nas notícias que acessamos: a prática esportiva está presente no nosso dia a dia.

E até quem não é fã entende que o esporte tem um papel muito relevante para o desenvolvimento e a transformação social. Não à toa o Brasil criou uma data especial para incentivar a prática esportiva: o Dia do Esportista, comemorado no dia 19 de fevereiro.

O Brasil criou uma data especial para incentivar a prática esportiva: o Dia do Esportista, comemorado no dia 19 de fevereiro.

Você já ouviu falar dessa celebração? Então fique conosco e saiba mais sobre ela. Aproveite também para conhecer algumas ações da Cresol de fomento ao esporte.

Qual a origem do Dia do Esportista?

O Dia do Esportista foi criado no Brasil na década de 1990, com a chamada Lei Zico (Lei nº 8.672/93), que estabelecia o dia 19 de fevereiro como o Dia do Desporto.

A Lei Zico acabou sendo revogada e substituída anos depois pela Lei nº 9.615/98, conhecida como Lei Pelé. A legislação alterou a comemoração para o mês de junho, para coincidir com o Dia Mundial do Desporto Olímpico. Só que a nova data não ganhou força e o Dia do Esportista segue sendo comemorado em fevereiro.

Se você não pratica, mas gosta de atividades esportivas, saiba que essa data também é para você. Isso porque pode ser considerado esportista quem realiza algum esporte e, ainda, quem se dedica ao desporto ou o aprecia.

A data é uma referência necessária porque nos ajuda a lembrar da importância do esporte, como veremos na sequência.

Qual a importância de comemorar o Dia do Esportista?

O Dia do Esportista foi criado com o objetivo de conscientizar, homenagear e incentivar o esporte.

Apesar de as atividades esportivas fazerem parte da nossa rotina, nem sempre paramos para perceber o quanto o esporte contribui para o desenvolvimento das pessoas. Logo, ter uma data especial no calendário é um lembrete para valorizarmos a sua importância para a sociedade.

E não é apenas no Brasil que se reconhece a relevância da prática esportiva. Uma carta lançada pela UNESCO em 1978, e atualizada em 2015, tornou-se uma referência internacional ao estabelecer o esporte e a educação física como direito de todos e como instrumento para o desenvolvimento humano.

Podemos listar diversos benefícios do esporte. O primeiro deles é, sem dúvidas, a promoção da saúde e do bem-estar. Praticar modalidades esportivas ou outras atividades físicas faz bem para o corpo e mente.

No Brasil, no entanto, quase 50% da população adulta tem prática insuficiente de atividade física, segundo o Ministério da Saúde. Se você está nesse grupo, que tal repensar seus hábitos? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no mínimo 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.

Outro ponto positivo é que o esporte promove valores fundamentais para a vida em sociedade, como cooperação, responsabilidade, disciplina e respeito a regras.

Outro ponto positivo é que o esporte promove valores fundamentais para a vida em sociedade, como cooperação, responsabilidade, disciplina e respeito a regras.

São princípios que aprendemos desde cedo, como praticantes ou espectadores, e que podem ajudar a melhorar as nossas relações sociais e atividades cotidianas.

Além disso, o esporte também contribui para a inclusão das pessoas na sociedade, estimulando o senso de pertencimento, a convivência em grupo, o respeito ao próximo e a valorização de cada indivíduo.

Dessa forma, podemos considerar o esporte como uma ferramenta de transformação social, capaz de auxiliar no desenvolvimento e na qualidade de vida dos cidadãos.

Diversos projetos buscam incentivar o esporte no país, como as ações realizadas pela Cresol. Conheça algumas delas no próximo tópico.

Ações da Cresol em incentivo ao esporte

A Cresol também faz a sua parte para motivar a prática esportiva no país. Por acreditar nos valores e no papel transformador do esporte, apoiamos cerca de 15 modalidades esportivas, incluindo:

  • Esportes coletivos: Futebol, futsal, vôlei, basquete, bocha;
  • Esportes individuais: Taekwondo, MMA, automobilismo, tênis de mesa, natação, ciclismo e BMX Freestyle.

Outro projeto desenvolvido pela Cresol em 2022 foi a campanha “Drible”, que contou com atletas brasileiros como protagonistas das peças. A ação reforça o nosso apoio ao esporte, além de mostrar as aproximações que existem entre o universo financeiro e o esportivo. Veja o vídeo no YouTube da Cresol.

Por meio dessas iniciativas, a Cresol colabora para a valorização e o desenvolvimento do esporte, assim como para a formação de novos atletas. Essa é também uma forma de demonstrar o nosso compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos cooperados e de toda a comunidade.

Transforme a vida pelo esporte

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia do Esportista e a importância dessa data, que tal trazer mais o esporte para a sua vida? Pode ser assistindo, praticando ou apoiando projetos sociais na área: todo mundo pode incentivar as atividades esportivas e fazer parte do movimento de transformação social.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Siga acompanhando o blog da Cresol para saber mais sobre as ações sociais que desenvolvemos. Até breve!

[ad_2]

Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here